segunda-feira, 21 de julho de 2008

Amália Rodrigues "Bdfado"

Desde o início da sua carreira, nos anos 30, Amália Rodrigues soube encarnar, de forma admirável, esta arte do canto tão profundamente portuguesa: o Fado. A própria Amália Rodrigues dizia: ”Não sou eu que canto o Fado, é o Fado que canta por mim”.

Os maiores nomes da poesia popular lusófona escreveram para ela: Pedro Homem de Mello, Gabriel de Oliveira, João Linhares Barbosa, Frederico de Brito, Amadeu do Vale. A partir dos anos 60, Amália canta grandes poemas da literatura clássica portuguesa, nomeadamente Luís de Camões, e de outros poetas estrangeiros. Os melhores compositores ofereceram-lhe as melodias do seu repertório interpretadas pelos melhores dos seus músicos: Raúl Nery, Fontes Rocha, Júlio Gomes, Joel Pina, Pedro Leal, Carlos Gonçalves.

É portanto naturalmente que a colecção BDJazz/World, para homenagear esta grande diva do Fado, lhe dedica uma edição numa serie baptizada BDFado (banda desenhada acompanhada de 2 CD). Aude Samama é a jovem artista, herdeira da escola de BD de Angoulême, que assume a tarefa difícil de dar vida a personagem de Amália. O seu trabalho, próximo da pintura expressionista, encena universos intimistas onde o trágico nunca está muito longe. A sua ligação ao Fado foi de alguma forma obvia e intensa.

Os discos apresentam temas gravados entre 1945 e 1955, em Lisboa, no Rio de Janeiro e em Londres com varias formações: em trio, em quinteto e com orquestra. “Barco Negro” de David Mourão Ferreira , “Aí Mouraria !”, “Fado Do Ciúme” e muitos outros clássicos fazem parte do alinhamento.

Esta BDfado vem celebrar aquela que deu ao Fado o reconhecimento internacional e que ocupa um lugar especial no coração dos portugueses.

Folhar: Slide show